Frequentemente humorista, comediante e cômico são usados como sinônimos, mas apesar de o trabalho de ambos seja emular sorrisos, o campo semântico guarda papéis distintos para a construção dos significantes. De maneira resumida e objetiva (assumindo TODOS os riscos de ser superficial) irei definir estes três verbetes:
Humorista: Aquele que produz conteúdo humorístico.
Comediante: Aquele que representa situações humorísticas (e não necessariamente é autor do conteúdo representado).
Cômico: Aquele que é naturalmente engraçado, dotado de linguagens corporais e expressões faciais hábeis na arte de produzir textos não verbais que provocam risos.
Humorista: Como exemplo podemos citar o Claudio Torres Gonzaga. Além de ser autor de seus textos de stand up comedy ele já emprestou seu talento como redator da Grande Família, Zorra Total, Escolinha do Professor Raimundo, Chico Total e diversos outros humorísticos da Globo. Confira neste vídeo um pouco do talento de um dos fundadores do Comédia em Pé.Comediante: Como exemplo de comediante podemos citar Paulo Silvino. Um ator que interpreta comédias a mais de cinquenta anos. Participou de quase todos os programas tradicionais de humor da TV brasileira. streou na TV Globo em 1967, em TV Ó – Canal Zero e ganha dois prêmios como o melhor comediante de televisão do ano. Desde então, apresentou e foi destaque em diversos programas de humor da TV Globo: Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens, Balança Mas Não Cai, Viva o Gordo e Brasil Pandeiro. Em 1988, comandou inúmeras vezes o Cassino do Chacrinha, substituindo o Velho Guerreiro.
Esteve no SBT de 1989 a 1992, onde atuou em A Praça É Nossa e na Escolinha do Golias, com Ronald Golias. Participou da Escolinha do Professor Raymundo (1993 – 1995), na Globo, e da Escolinha do Barulho (1999), na TV Record.
De volta à Rede Globo, participa do programa Zorra Total, onde já fez muitos personagens.
Cômico: Como exemplo de cômico podemos citar o inesquecível Ronald Golias. Imortalizado pelos personagens Pacífico e Bronco fazia humor com forte repertório de expressões faciais e extrema habilidade na arte de improvisar. Confira um dos momentos impagáveis deste grande comediante.
“postado por Fabio Flores –blog-Enfu-15/12/11”
E ai, vcs concordam ???